segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mirtilo ou blue berry?

Outro dia no supermercado encontrei uma promoção dessas frutinhas. Comprei para provar seu sabor. Eu acreditava que era algo soberbo, mas, tal não foi minha decepção palativa...um sabor suave, adocicado de leve. Boa amazonense acostumada a frutas super exoticas de cheiros e gostos forte, nao achei um sabor especial. Mas valeu a experiência. Fica aqui meu experimento degustativo para exemplificar aos não curiosos.

Arando

Arando (Vaccinium myrtillus L.)

Arando (Mirtilo)O arando (Mirtilo), habitante dos terrenos siliciosos das florestas de montanha, desenvolve-se frequentemente em densas manchas, não deixando lugar para outras espécies vegetais. Os silvicultores consideram este arbusto, de bagas azuis e sumarentas, uma planta nociva, devido à rede formada pelos seus caules subterrâneos e à densidade das suas partes verdes, que impedem o repovoamento das florestas. As bagas, ricas em vitamina C, colhem-se com um sedeiro, devem ser ingeridas aos punhados para melhor se apreciar o seu incomparável sabor e são utilizadas em pastelaria e em compotas. Suportam bem a congelação, pois não sofrem alteração. Nos Vosges obtém-se por destilação do arando uma bebida muito saborosa, semelhante ao Kirsch. Outrora, extraía-se uma substância corante azul-escura desta planta que, aliás, deixa marcas nos dentes e na língua dos seus apreciadores. Os antigos não conheciam o arando. Plínio fala de uma Vaccinia, que é uma planta diferente. Os autores da Idade Média referem-se-lhe, ignorando, no entanto, a sua principal acção, antidiarreica, que deve ter sido descoberta por empirismo popular e foi comprovada por análise científica.

Família: Ericáceas.

Componentes: Pigmentos antociânicos, procianidinas oligoméricas, sais minerais (ferro, manganésio, crómio), tanino, flavonóides, vitamina C, provitamina A, ácido citrico e málico.

Propriedades: Antidiarreico, adstringente, anti-hemorrágico, anti-séptico, hipoglicemiante.

Uso Tradicional: Afta, boca, diabetes, diarreia, eczema, hemorróidas, olhos, ureia.

Produtos C.H.I. com Mirtilo : Diabetico-norma (Cáp.), Diabetico-norma (Xarop.), Venoplanta (Cáp.).
Fonte do texto Arando-http://www.chi.pt/Extras/plantas_medicinais/arando.htm

Nenhum comentário: