quinta-feira, 2 de abril de 2009

Brincadeira causa intoxicação em 80 alunos de Brasília .

Uma brincadeira com um fruto colhido de uma árvore provocou intoxicação em cerca de 80 alunos da Escola Caseb, na Asa Sul de Brasília. Quatro estudantes chegaram ao colégio com os frutos da palmeira cariota miti, apelidada como rabo de peixe e conhecida pelo fato de provocar coceiras na pele. O grupo passou a esfregar o fruto em alunos da 5ª série. Não precisou muito tempo para que os estudantes menores começassem a apresentar manchas, calombos na pele e muita coceira. Uma das vítimas, com edema de glote - complicação provocada em casos de alergia aguda -, ainda permanece internada.
PUBLICIDADE

As aulas foram interrompidas e os 80 estudantes levados para dois hospitais públicos. A direção da escola não sabia o número certo de alunos atingidos. "Muitos pais levaram crianças para hospitais particulares. Vamos ter os números corretos somente amanhã, quando a escola fizer um levantamento mais aprofundado", afirmou a coordenadora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Distrito Federal (Cintoxi), Andréa Amoras.

"Foi um susto muito grande. Saí correndo do trabalho imaginando o pior, porque o colégio não sabia informar sobre o estado das crianças", disse Ivana Maria, mãe da aluna Larissa, do quinto ano. A garota, com a intoxicação, teve uma queda de pressão e só foi liberada pelos médicos horas depois do atendimento. Os alunos foram suspensos. "Como a árvore fica em uma propriedade particular, vamos agora iniciar os entendimentos para, pelo menos, podá-la e evitar que problemas como esse se repitam", afirmou a secretária Ernestina Lopes.

Nenhum comentário: