quarta-feira, 11 de julho de 2007

Plantas e Medicamentos naturais.


Reedito esse texto porque diz de uma das minhas paixões naturais...

Sou natural de Manaus Amazônia, vivi boa parte de minha infância em casa com quintal, tirava bicho de pé com espinho de laranjeira, tomava chás de quase tudo e comia frutas tiradas do pé no nosso próprio quintal. Minha mãe apesar de ser enfermeira usava muitos conhecimentos adquiridos culturalmente. Era certo que uma vez por mês tomávamos mastruz com leite para vermes. Chá de cascas secas de laranja para dores do estomago. Sempre tínhamos remédios em casa, tanto químicos quanto naturais.
Essa vivencia nos influenciou positivamente, eu que fui influenciada mais ainda.
Então, acho que essa foi minha influencia cultural, mas há também influencia geográfica. Nascida em Manaus como já disse, me fez ter um amor pelos apelos aos naturais, quando saí de Manaus estava no auge da campanha do Raoni com Sting.
Concordo que a floresta tem que ser preservada e que se tenha um projeto de manejo para os povos que vivem da floresta. Existem plantas, cipos, insetos, bichos e etc que não foram devidamente reconhecidos, existem medicamentos naturais que não foram descobertos.
Esse manancial de conhecimento esta lá....na Floresta. As pesquisas estão aquém de alcançar todo potencial que ela – floresta - pode oferecer.
Não há pesquisadores em quantidade e em qualidade para iniciar todo esse processo, assim, o conhecimento dos povos da floresta devem ser conhecidos e divulgados da forma que vem sendo feito a anos, de pai pra filho e daí para as comunidades.
Porque fazer uso de plantas?
1. Porque elas tomam parte do nosso país e estão sendo destruídas. Se não aparecer logo uma forma de controlar essa destruição vamos acabar com nosso potencial medicamentoso mais importante, seja na floresta amazônica, seja nos cerrados, seja no pantanal, seja nos biomas desconhecidos como potencial medicinal.

2. As plantas medicinais podem estar mais próximas do doentes do que os fármacos.

3. Existem várias plantas que resolvem a maioria das queixas que chegam aos ambulatórios e consultórios médicos sem deixar seqüelas ou vícios.
4. O preço dos medicamentos naturais chegam a ser mais baratos ou são gratuitos em jardins, quintais, sítios e fazendas espalhados pelo Brasilzão afora.
5. Os medicamentos atende a todas camadas sociais sem distinção de qualquer natureza.

Esses são argumentos de todos os naturalistas e pessoas que tem os olhos voltados para a natureza e seus benefícios.

Concordo, que alguns cuidados temos que ter com os procedimentos referentes aos cuidados com ouso de plantas e ervas, o que mais está me preocupando e o comércio...com o crescimento da procura por produtos naturais houve o crescimento dos ambiciosos e comerciantes inescrupulosos. Estes fazem qualquer coisa para lucrar, vendem ervas sem cuidados com higiene, ervas que não são cultivadas e que são extraídas de forma irregular e destruindo plantas e até roubando de sítios e reservas ou de áreas protegidas por lei.

Esta prática vem causando problemas para quem comercializa e trabalha de forma adequada,

Ao comercializar ervas sem estarem adequadas ao consumo acaba-se por causar problemas nos usuários, levando a um descredito da erva utilizada ou da sua eficácia.

Nenhum comentário: