terça-feira, 3 de junho de 2008

Meu jardim tem Trapoeraba...Santa Luzia.





Foto do meu jardim...
*Trapoeraba, Commelina erecta, Commelina undulata, Commelina virgica, Commelina elegans, , santa-luzia, andaca

* Nome Científico: Commelina erecta
* Sinonímia: Commelina undulata, Commelina virgica, Commelina elegans
* Nome Popular: Trapoeraba, santa-luzia, andaca
* Família: Commelinaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Tropical
* Ciclo de Vida: Perene

A trapoeraba é uma herbácea florífera originária dos trópicos, mas que possui grande capacidade de adaptação e hoje em dia pode-se vê-la em climas subtropicais e temperados. Ela apresenta folhas lanceoladas ou lineares, glabras, verdes, macias e de margens arroxeadas, onduladas e com cílios brancos. As hastes são eretas a ascendentes, com cerca de 40 cm de altura e facilmente enraizam quando os nós tocam o solo. As flores são axilares e apresentam duas pétalas azuis, grandes e vistosas e uma terceira pequena, branca e discreta. A floração ocorre na primavera e no verão.

É uma planta muito rústica, mas que não tolera períodos muito secos. Adequada para a formação de maciços e renques junto a muros, sendo excelente para cobrir o solo em torno do tronco das árvores, como forração de meia-sombra. Pode ser plantada em vasos e jardineiras também.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com muita matéria orgânica, mantido úmido. Devido à sua grande capacidade de adaptação e multiplicação, a trapoeraba pode se tornar invasiva. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

*Nome brasileiro comum a várias plantas da família das Comelináceas, consideradas emolientes, diuréticas e anti-reumáticas. 2 O mesmo que andaca.

Nenhum comentário: