domingo, 30 de novembro de 2008

Um artigo sobre intoxicaçao alimentar

Intoxicação alimentar

Atendi recentemente uma universitária com problemas de enjôos e vômitos em ocorrências intermitentes. Primeiro ela disse que estava com diarréia e que isso já havia ocorrido outras vezes na semana. Indagada sobre sua conduta alimentar, não relatou nada de anormal. É muito comum o adolescente não saber o que causou sua intoxicação, em geral acha que isso ocorre devido a comida vencida ou preparada em ambientes sujos.

Não é sempre assim. Uma intoxicação alimentar pode ocorrer por ingestão de alimentos fortes como feijoadas, churrascos com linguiças e outras, em um organismo mal alimentado ou com estresse. Aliado a ingestão de bebidas alcoólicas, acabam por congestionar o sistema digestório e levar à intoxicação, que se manifesta de formas diferente em cada organismo, podendo apresentar causas e sintomas específicos. Em geral os casos de intoxicação alimentar são de fato causados por falta de higiene no manuseio dos alimentos, ou ainda por contaminação em alguma parte do processo de preparação do alimento. Porém, adolescentes em período de formação universitária moram sozinhos ou com amigos. Nessas moradias é comum diferentes formas de preparo de alimentos e ausência de alimentos saudáveis. Os Lamens, massas instantâneas, são da preferência destes jovens. Com esta alimentação deficitária em nutrientes e vitaminas, acabam por deixar o corpo com carências.

Aliado a isso as churrascadas movidas a bebidas e coquetéis com álcool, levam a uma alimentação desequilibrada. Durante algum tempo nada ocorre, mas basta uma semana de provas, noites mal dormidas e correrias típicas das faculdades que o corpo logo sinaliza que está sendo mal utilizado, podendo ocorrer não só intoxicação alimentar como também gastrite, úlcera, febre, dor cabeça, insônia, prisão de ventre, diarréia etc..

No atendimento da referida aluna, iniciei com soro caseiro, tendo em vista que ela já estava com desarranjo há mais de uma semana, depois sugerimos alimentos leves como caldos e sopinhas e então Nux Vomica Ch6 - Homeopatia livre, cuja função é limpar o organismo. Depois indicamos caldo missô e, de sobremesa, chá de erva-doce. Depois de 4 horas a estudante já sentia melhoras e apresentava fome. Caldo missô novamente, com folhas de brócolis picadas. Chá de Hibiscus com torradas. À noitinha, já recuperada, depois de três doses de Carvão ativado dissolvido em água, quatro doses de nux vomica em cinco gotas cada, bastante líquidos, chás e sucos de caju. A moça nos agradeceu e prometeu que se sentisse algum sintoma retornaria de imediato ao hospital. Mas não foi necessário, porém seguimos com a indicação de procurar um médico na semana, pois percebemos uma anemia e estado geral de fraqueza.

Assim, esse texto tem o propósito de esclarecer sobre alguns males da alimentação inadequada em alguns universitários desavisados.

Nenhum comentário: