segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Existem varios tratamentos...

Um fato vários tratamentos....
Estive recentemente em uma reunião de encerramento de fim de ano e neste encontro ministrei uma palestra sobre usos de plantas medicinais e alimentação saudável. Neste encontro varias mulheres vieram ter comigo me pedindo ervas para combater candidíase. Detalhe, notei que muitos são os casos de candidíase em crianças, entre 9 e 13 anos. Em seus relatos, as senhoras, já haviam usado de tudo e nada resolvia. Indiquei as plantas que são mais comuns aqui em Santa Catarina, primeiro por ser fácil de encontrar e segundo por se tratar de uso comum entre as conhecedoras de ervas. Malva de jardim, ou malva branca. E o famoso – agora - bicarbonato de sódio...na moda falar dele...rs
Porem, tenho muito respeito pelo Barbatimão.. Considero uma excelente planta pra banhos de assento. Para cicatrização, e sangramentos diversos principalmente nas gengivas.
Relaciono aqui as propriedades desta maravilhosa planta.

Nome popular BARBATIMÃO

Sinonímia popular uabatimô, casca da virgindade, paricarana.
Parte usada Cascas
Curiosidades.
Tem esse nome popular de "casca da virgindade", o barbatimão por se tratar de um excelente adstringente. Limpa corrimentos de jovens e senhoras, so com banhos de assentos.
Árvore nativa do cerrado podendo ser encontrada em vários estados do Brasil, desde o Amapá até o Paraná.
Princípios ativos: Substâncias tânicas (20 a 30%), açúcar solúvel, mucilagens, flavonóides, corante vermelho, alcalóides não determinados

Propriedades terapêuticas Adstringente das gengivas, hemostática, emética*, depurativa, anti-séptica, antidiarréica, vulnerária*, tônica, antileucorréica*, antiblenorrágica, antiescorbútica, antiasmática.

Indicação terapêutica: Úlceras, leucorréia, catarro uretrais e vaginais, blenorragia, diarréia, hemorragia

Dosagens indicadas
Pele oleosa: coloque 1 colher (sobremesa) de casca picada em 1 xícara (chá) de água. Ferva por 5 minutos. Espere esfriar, coe e acrescente o suco de meio limão e 1 colher (chá) de mel. À noite, aplique na pele do rosto, com um chumaço de algodão,deixando agir por 20 minutos. Após lave com água morna.
Hemorragias uterinas: coloque 1 xícara ( chá ) de casca picada, 1 xícara (chá) da raiz de algodoeiro e 1 xícara (chá ) de quiabo ainda não maduro, em 1 litro de água. Ferva durante 15 minutos e coe em tecido fino. Faça 1 ou 2 lavagens ao dia com esse líquido. Não obtendo melhora procure orientação médica.
Inflamação da garganta, corrimento vaginal, diarréias, hemorragias: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1 xícara (chá ) de álcool de cereais a 50%. Deixe em maceração por 3 dias e coe em tecido fino. Tome 1 colher (café), diluído em um pouco de água, de 2 a 3 vezes ao dia.
Feridas ulceradas: coloque 1 colher (sopa) de casca picada e 2 folhas fatiadas de confrei em 1/2 litro de água em fervura. Desligue o fogo, espere esfriar e coe. Aplique na ferida, com um chumaço de algodão, 2x ao dia.
Corrimento vaginal: coloque 2 colheres (sopa) de casca picada em 1/2 litro de água fervente. Espere amornar, coe e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Faça banhos locais, de 1 a 3x ao dia, até que o sintoma desapareça.

Nenhum comentário: