quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dona Embaúba e as Formiguinhas

Dona Embaúba e as formiguinhas
por Lissa Zanella

No começo da evolução dos bichos nem tudo era tão belo. Nos dias quentes do verão, a solitária Dona Embaúba via suas grandes folhas sendo devoradas por saúvas comilonas. Ela dependia de suas poucas, porém, grandes folhas para se alimentar e manter seu grande corpo. Decidida, ela resolve acabar com seu sofrimento e pede ajuda para o sábio Sr Sabiá.
- Olá Sr Passarinho. O senhor poderia me ajudar? Tenho um pequeno problema aqui, essas saúvas malvadas estão comendo todas minhas folhas. Então, eu pensei que nós podemos fazer um acordo: eu te dou um lugar para morar em minas copa e você acaba com essas saúvas. O que acha?
-Coitadinha de você, Dona Embaúba. Mas, não posso ajudá-la, já tenho um lugar para morar e também formigas não são meu prato favorito,lamento mas não posso te ajudar. Ah, mas conheço alguém que possa ajudar, o bicho Preguiça, ele é um bicho gente boa viu?! Lentinho, mas gente boa.
Dona Embaúba animou-se com a idéia. E logo percebeu que o bicho Preguiça não seria uma boa ajuda, além do que, ele demorou mais de uma semana para chegar lá no alto da árvore, isso não podia dar muito certo. Dito e feito. O coitado do bicho Preguiça era muito lento, tanto para subir quanto para pegar as espertas saúvas. Ele acabou aparecendo de vez em quando por lá pela copa da árvore, para comer os doces frutos da D. Embaúba. Entretanto não resolveu o problema dela.
Um outro dia, passou por seus galhos um Macaco Malandro, Dona Embaúba ficou impressionada com a agilidade do Macaco Malandro. Ele pulava de galho em galho, sem parar. Ela novamente se animou e repetiu sua proposta ao Macaco Malandro, disse a ele que daria seus gostosos frutos se ele espantasse as saúvas. O Macaco aceitou, mas logo tratou de comer todos os frutos tão deliciosos da D. Embaúba e tão rápido comeu, tão logo correu e sumiu na mata.
Pobre da Dona Embaúba, parecia que nada resolveria seu problema. Cansada de tentar espantar essas saúvas danadas, D. Embaúba se rendeu a tristeza e pôs-se às lágrimas. Chorava, chorava e soluçava. Bicho Preguiça, que continuava por lá, dizia para ela não se desesperar que tudo ia ser resolvido um dia, apesar de ele nada poder fazer por ela, acreditava que tinha uma solução para isso. E Dona Embaúba tanto chorava que dava dó, suas lágrimas escorriam, lágrimas que eram doces como seus frutos.
Então, apareceram nos galhos de Dona Embaúba umas formiguinhas pretas atraídas pelo cheiro doce de suas lágrimas, este cheiro era muito parecido com o cheiro do mel. Essas formiguinhas saborearam as lágrimas da Dona Embaúba e gostaram. Apesar de miúdas, essas formiguinhas eram agressivas e logo trataram de espantar as terríveis saúvas.
Assim, firmou-se esse longo laço de amizade. As formiguinhas protegiam a pobre D. Embaúba e essa fazia contentemente doces lágrimas de mel. Anos depois, D. Embaúba e as formiguinhas perceberam que sempre aparecia um simpático velhinho que as observava. Ele não queria seus frutos, nem suas folhas e parecia uma pessoa legal, mas elas não entendiam o que ele dizia:
Um dia, ainda conto essa história da Dona Embaúba e suas formiguinhas.
Pensou alto, Fritz Muller.

Um comentário:

Canto da Obá!!! disse...

Adorei seu blog, ou melhor, me identifiquei muito com ele, estou fazendo uma pesquisa sobre a Embauba, já tinha visto esse texto da dona Embaúba num outro site e pensei em publicar no meu, e fuçando mais ainda achei o seu blog, com várias cosias interessantes de que gosto e o texto, feliz, por encontrar pessoas que pensam como eu!!!
GRande abraço
Parabens pelo blog!
CAren