segunda-feira, 28 de junho de 2010

MINHAS RAÍZES Amazônicas...

AÇAÍ O açaí é um dos alimentos mais importantes da Amazônia. Lá, a tradição é tomar o suco junto com a farinha de tapioca. Nos grandes centros, a polpa congelada é servida na tigela.
AMAPAZEIRO O amapazeiro é a árvore que deu origem ao nome do estado do Amapá. Seu tronco chega a ter 35 metros de altura e dele sai o leite do amapá. Ele pode ser usado como remédio para várias doenças.
ANAVILHANAS No Rio Negro, entre Manaus e Novo Airão, há o arquipélago das Anavilhanas, com lagos, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. Trata-se do parque nacional mais novo do país.
ASHANINKAS Em Marechal Thaumaturgo, no Acre, está a aldeia dos índios ashaninkas. Ao longo dos anos, eles conseguiram preservar sua identidade cultural, onde os mais velhos contam Histórias para os mais novos.
B
BARCELOS A cidade foi a primeira capital do estado do Amazonas. O município é um dos maiores do Brasil e vive principalmente da exportação de peixes ornamentais e do turismo.

BEIJU Numa aldeia do Xingu, a primeira refeição do dia é o beiju. Prepará-lo é tarefa feminina. São as mulheres que transformam a mandioca em farinha.
BIGODEIRO Para encontrar o macaco bigodeiro, chamado assim por sua barba clara, é preciso paciência, um pouco de sorte e às vezes a ajuda de bananas bem maduras. Quando ele come, faz muito barulho.
C
CAIABIS A tribo dos Caiabis, que habita a aldeia Guarujá, no Parque Nacional do Xingu, é famosa pela habilidade no cultivo da terra. Eles plantam mandioca, milhos coloridos e amendoins gigantes.
CAITITU Quando ameaçado, o caititu arrepia os pêlos e bate os dentes. Mas a caça predatória ameaça a sobrevivência dos animais na floresta e por isso há experiências para criação em cativeiro.
CAMU-CAMU O camu-camu é encontrado em regiões alagadas da Amazônia. Da família da jabuticaba, ele serve de alimento para os peixes. Pesquisas revelam que o fruto é campeão em teor de vitamina C.
CARDINAL Muitas pessoas vivem da pesca de peixes ornamentais, na Amazônia. Uma das principais espécies é o cardinal. Ele brilha nas águas escuras do Rio Negro e pode enfeitar aquários do mundo todo.
CARIMBÓ O carimbó é a dança típica do estado do Pará. A marcação do ritmo é feita por tambores. O conjunto musical se completa com outros instrumentos de percussão, sopro e cordas.

CASTANHEIRA A árvore majestosa atinge até 60 metros de altura. A castanheira é encontrada em toda a região amazônica. A flor tem a delicadeza de um buquê. O fruto tem a casca dura e cai quando está maduro.
CIPÓ-TITICA O cipó-titica é uma fibra exclusiva da Amazônia. Por causa do desmatamento, ela se tornou rara e pode ser encontrada somente nos estados do Amazonas e do Amapá.
COGUMELOS Existem várias espécies de cogumelos, mas eles são pouco conhecidos na Amazônia. Pesquisadores estudam as melhores condições de cultivo e testam o sabor e as qualidades nutritivas do produto.
CUBIU Os índios já cultivavam o cubiu muito antes da descoberta da Amazônia. A fruta é da mesma família do tomate e da berinjela. Além de alimento, ela também pode ser usada como remédio e cosmético.
D

MUSEU EMÍLIO GOELDI No Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, os visitantes podem ver bichos e plantas da região amazônica. Lá são abrigados animais que foram vítimas de maus-tratos e espécies encontradas nos rios da Amazônia.
F
FALCÃO AMAZÔNICO Entre as espécies de pássaros que vivem no Parque Estadual do Cristalino, no Mato Grosso, há uma bastante rara: o falcão amazônico. Ainda hoje há poucas informações sobre esta ave.
FORDLÂNDIA Às margens do Rio Tapajós está Fordlândia, criada pelo americano Henry Ford. O empresário pensou num pólo de importação e exportação de borracha, que durou menos de 20 anos.
FESTIVAL DO SAIRÉ Numa pequena vila do Oeste do Pará é realizado o Festival do Sairé, uma das mais antigas manifestações da Amazônia. Eles revivem a lenda do boto, que à noite vira homem para seduzir as mulheres.
G
GUARANÁ Maués, no Amazonas, é conhecida como a terra do guaraná. O fruto é genuinamente amazônico e dele se produz a bebida-símbolo do Brasil. Maduro, ele parece um olho.
GURIJUBAS Em Foz do Amazonas, no Pará, os pescadores procuram por gurijubas. A bexiga é a parte mais importante do peixe e é exportada para outros países. Com ela, é possível fazer remédios e outros produtos.
J
JACARÉ-AÇU O jacaré-açu, encontrado na Amazônia, pode chegar a mais de seis metros de comprimento. Ele é considerado pacifico, mas pode atacar quando ameaçado. A espécie sofre intensa perseguição dos caçadores.
JAMBU O jambu, ou agrião-do-Pará, tem um efeito anestésico e sua flor produz muitas sementes. A planta é usada na medicina popular, ao natural ou como xarope e tinturas. O vegetal faz parte de pratos como tacacá.
JARINA De uma pequena palmeira, a jarina, é extraído o chamado marfim vegetal. A semente da árvore é sua parte valiosa. Ela pode ser usada na confecção de brincos, braceletes, colares e outros objetos.
JURUÁ Um dos maiores rios da Amazônia, o Juruá tem mais de 3.300 km. Ele é mais longo que o São Francisco. Nas cheias, suas águas formam rios e igapós, onde vivem muitas várias aves diferentes, como a garça branca e as araras.
M
MACACO-BARRIGUDO O macaco-barrigudo, apesar de parecer gordo, tem músculos rígidos. Ele dá saltos espetaculares de uma árvore para outra. O animal habita a região da floresta amazônica no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.
MACACO-DA-NOITE O macaco-da-noite é um dos mais raros animais que vivem na Amazônia. Para localizar um bando, é necessário paciência. Essa espécie de macaco é a única com hábitos noturnos.
MACACO-DE-CHEIRO Ele pode ser encontrado em toda a Amazônia. Vive em bandos, no topo das árvores, a 30 ou 40 metros de altura, e raramente desce ao chão. O macaco-de-cheiro tem grande habilidade e é domesticável.
MALVA O município de Manacapuru, no Amazonas, é o maior produtor da malva. A planta é muito usada na insdústria têxtil. Veja NA REPORTAGEM como é a colheita e o manejo.
MAMIRAUÁ A reserva de Mamirauá fica a 700km de Manaus. É um dos lugares mais preservados do mundo. São mais de 300 tipos de aves e 35 espécies de mamíferos, incluindo aqueles que vivem na água.
MANDIOCA Existem 98 espécies de mandioca. Uma das mais conhecidas é o aipim, mas a mais cultivada é a mandioca amarga, usada para fazer farinha. Cada tribo indígena amazônica cultiva uma espécie de mandioca particular.
MANIÇOBA Muita gente no estado do Pará tira o sustento da família moendo a folha de mandioca, que é o ingrediente principal da maniçoba. O prato é conhecido como a feijoada paraense.
MANIUARA A maniuara é uma formiga grande e vermelha, que tem a picada dolorosa. Ela faz parte dos hábitos alimentares dos índios Baniwa que vivem na Ilha das Flores.
MAPARÁ O mapará é um peixe muito encontrado no leste do estado do Pará. Sua pesca é proibida durante quatro meses do ano. Mas quando passa esse período, barcos de vários locais se reúnem no Rio Jaracuera para pescá-lo.
MARUAGA A gruta de Maruaga, também chamada de caverna ou refúgio, é uma das grandes atrações turísticas de Presidente Figueiredo. Os visitantes tem diversão dentro e fora da caverna.
MIRABILIS No estado do Amazonas do Peru, encontra-se o beija-flor Mirabilis. O pássaro está ameaçado de extinção, pois a crença de que ele tem poderes afrodisíacos o faz ser perseguido por caçadores.
MIRITI Em Abaetuba, no Pará, vivem os artesãos do miriti, árvore também conhecida como buriti. Eles trabalham principalmente no Círio de Nazaré e tentam vender mais de 30 mil peças em Belém em quatro dias.
MONTE RORAIMA Uma das mais antigas formoções geológicas da Terra, o Monte Roraima está situado na fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana. Na região existem dezenas de montanhas e montes.
P
PARQUE NACIONAL DO JÁU O Parque Nacional do Jaú, no estado do Amazonas, é uma das maiores reservas de florestas tropicais do mundo. Ele tem 120 espécies de mamíferos e 208 tipos de peixes.
PATO NO TUCUPI O pato no tucupi é um prato é comum em dias de festa no Pará. A carne da ave é preparada com vários temperos, assada no forno e em seguida mergulhado no tucupi, um caldo tirado da mandioca.
PIAÇABEIROS Na região de Barcellos, no Amazonas, os piaçabeiros viajam em barcaças em busca da fibra da palmeira piaçaba, usada para fazer vassouras. Cada homem explora vinte dessas árvores por dia para o sustento.
PIRARUCU Nas águas tranqüilas da Amazônia vive o pirarucu. Ele é o maior peixe de escamas de água doce do mundo e pode pesar até 300 quilos. Como precisa buscar oxigênio na superfície, torna-se presa fácil dos pescadores.
Q
QUELÔNIOS O combate à caça ilegal é uma das formas de evitar a extinção dos quelônios na Amazônia. Eles são répteis que possuem casco ou carapaça, como as tartarugas. Ribeirinhos e técnicos cuidam de seus ovos.
QUARUP Os índios do Parque Nacional do Xingu realizam um ritual em homenagem aos grandes líderes mortos, o quarup. Eles passam a noite chorando diante de troncos. A celebração termina com a chegada do dia.
R
RIO GUAPORÉ As águas do Rio Guaporé separam o Brasil da Bolívia. No meio dele, há várias espécies de pássaros, como as gaivotas. Com voos rasantes, eles atacam os invasores no período de reprodução.
MAL. RONDON Marechal Rondon é o único brasileiro homenageado com o nome de um estado. Descendente de índios, ele contactou dezenas de tribos e defendeu a demarcação de terras.
S
SAGUI-LEÃOZINHO O sagui-leãozinho, o menor de todos os saguis, tem perto de 15 centímetros. O animal também é ótimo escalador de árvores devido às garras e à longa cauda. A juba cobre toda a cabeça e orelhas.
SAUIM-DE-COLEIRA O animal tem uma faixa de pelos brancos em volta do pescoço e vive apenas na região da capital do estado do Amazonas. Conforme a urbanização cresce, sua chance de sobrevivência diminui.
SERRA DO CACHIMBO A Serra do Cachimbo fica no sul do Pará. Trata-se de uma reserva do tamanho do estado de Sergipe, onde os militares protegem a biodiversidade. Lá, é possível observar o comportamento das aves típicas da região.
SERRA DO TEPEQUÉM Os diamantes escondidos na Serra do Tepequém atraíram os garimpeiros. A jazida foi uma das mais importantes da Américas do Sul até o fechamento dos garimpos. Hoje a pesca é a principal atividade do local.
T
TACACÁ O tacacá é uma famosa iguaria da Amazônia. Ele é feito com uma goma de água e polvilho e um caldo fino amarelado extraído da mandioca, chamado tucupi. Acrescenta-se camarão. Está pronto para degustar.
TAPAJÓS O Tapajós é um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Ele se forma no norte do Mato Grosso e chega a ter 21 quilômetros de largura. Como o leito de areia, a cor da água é esverdeada.
TEATRO AMAZONAS Inaugurado no fim do século XIX, o Teatro Amazonas é o maior símbolo da fase de riqueza e prosperidade do ciclo da borracha. O luxo de suas instalações impressiona todo mundo.
TOMÉ-AÇU A cidade de Tomé-Açu, no estado do Pará, tem uma grande colônia japonesa. Graças a ela, o município ficou conhecido por muitos anos como a terra da pimenta-do-reino. Mas hoje, também produz frutas.
TUCUMÃ A palmeira cheia de espinho chega a ter mais de 20 metros de altura. Cada cacho tem cerca de 150 frutos. O tucumã pode ser consumido ao natural ou em diversas receitas.
TUYUCAS No alto Rio Negro, estado do Amazonas, existe a aldeia dos índios Tuyucas. Eles voltaram a realizar um batismo não religioso. O bebê passa pelas mulheres, para dizer que será cuidado por todas.
V
VITÓRIA-RÉGIA O nome da planta aquática típica da Amazônia é uma homenagem a Rainha Vitória, da Inglaterra. Sua folha arredondada pode chegar a medir 1,5 metro e tem espinhos para evitar ataques de peixes.
PARQUE DO VIRUÁ Pela sua rica biodiversidade, o Parque Nacional do Viruá, em Roraima, é um dos principais polos de pesquisa do país. Lá, é possível observar centenas de espécies de animais.
http://www.globoamazonia.com/Amazonia

Nenhum comentário: