sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como ficamos pelados? porque nos depilamos?

Como ficamos pelados, porque nos depilamos?

Hoje em dia é comum achar anti-educado ou até mesmo anti-higiênico que as moças, senhoras e divas da moda deixarem crescer os pelos em certos lugares do corpo. Alguns são totalmente aceitos – exemplos sobrancelhas, mas com reservas. Outros totalmente imprescindíveis - couro cabeludo. Assim, abre-se a discussão sobre como ficamos pelados, de acordo com a teoria evolutiva de que éramos macacos.
Lendo um livro aqui e outro ali, pensei em construir uma tentativa de explicação para o fato de em nossa época todas expectativas para nós mulheres e muito recente os homens, ficarmos sem alguns tufos de pêlos, algo que achamos totalmente dispensáveis.
Assim, em primeiro lugar se aceitamos que somos oriundos dos símios, vamos avaliar porque ficamos pelados. Existem por ai, algumas teorias, mas vou me apoiar no texto do livro O Macaco Nu, nesta obra o autor nos lembra o quanto e difícil nos ater a fatos comprovados por fosseis devido ao fato da pele e os pelos com sua característica frágil não serem tão duráveis quanto a outras estruturas corporais. Por ai fica difícil identificar antropologicamente quando se deu a queda dos nossos pelos. Fazendo essa análise por possibilidades alguns teóricos defendem que os pelos caíram quando o macaco deixou a floresta, outros por supressão neotênica*, outros apresentam explicações mais fantasiosas. Hipóteses existentes que defendem que as mudanças de hábitos podem ter influenciado na perda de pêlos, que o fato de ter deixado a vida nômade por abrigos fixos, ou ainda a mudança da floresta para áreas próximas a sítios alagados, e também com o uso do fogo teria perdido os pelos – não sei se por precaução ou torrefação. São tantas as teorias como são os métodos de depilação hoje em dia. Enfim existem também explicações para perda de pelos simplesmente pelo progresso social.
Há também as explicações para existência dos pelos corporais, além de serem resquícios de nossos antepassados símios são também uma defesa mecânica para atritos. Estão onde estão, os pêlos são necessários porque devem ter função.
Essa conversa começou quando uma amiga pediu-me algo natural pra resolver a problemática da necessidade de se depilar.
Uma das causas que fazem a mulher se depilar e a aparência, uma axila com pelos remete a uma maca mesmo, tem um aspecto de falta de cuidado, de desleixo. E isso que ouvia durante o tempo que atuei como esteticista em minha Clínica de estética em Goiás.
Depois comecei a questionar porque as mulheres se submetiam a esse ritual até no inverno, com roupas mais fechadas e com necessidades menos imperiosas para mostrar as áreas com pelos. Algumas me falavam da exigência dos homens. Entendi isso depois de ler um desses emails que vagam pela net. As mulheres peludas na axilas e nas pernas são comparadas a religiosas fanáticas ou desleixadas, para alguns homens não passam na avaliação das que serão selecionadas para uma noite de amor ou sexo.
E agora algumas mulheres também desejam homens sem pelos, pelo menos no corpo. Ao que se sabe existem fetiche pra tudo, quem sabe estão socializando o fetiche dos macacos pelados!?
Nisso tivemos o crescimento da industria da beleza, técnicas de depilação, métodos de arrancar pelos, eliminar pelos por eletrólise, com linha, com ceras, com laminas, com químicas e fórmulas milagrosas e por último com laser. Tudo para ser cada vez mais pelado.
Temos também a outra problemática dos odores, esses são aliados aos pêlos, em pelo menos uma parte do corpo - as axilas. Os odores são também para muitos abomináveis, isso levou a industria química a testar diversas substancias que atuam na superfície da pele e pretendem resolver o problema dos mal cheiro. Os odores das axilas são atuação de exoneração que o corpo usa para eliminar algumas toxinas corporais. Em media segundo literatura farmacêutica, o corpo elimina 0,5 a 1,5 litros de suor por dia. Em situações normais esse suor deveria ser inodoro, porem com o advento da alimentação rica em alimentos processados, carnes, temperos, químicas de conservação e as bebidas com corantes e conservantes, os processos de eliminação não dão conta dos diversos elementos tóxicos que permeiam os líquidos corporais. Assim, os sistemas de defesa eliminam elementos que em contato com o ar se degradam quimicamente causando odor. Sabe-se que a nicotina fica no suor de um fumante por anos mesmo depois de ter deixado o habito de fumar.
Temos também a higiene deficiente que proporciona mal cheiro. Roupas com tecidos sintéticos também auxiliam na produção do mal cheiro axilar.
A industria da beleza que antes era mais tímida, produziu baseada em vastas pesquisas, diversos compostos desodorantes, anti-perspirantes, antitranspirantes. Alguns totalmente danosos a saúde e ao sistema linfático. Atuam inibindo a transpiração e obstruindo a ação dos linfonodos linfáticos. Outros que atuam mais na ação de eliminar o odor da degradação do suor. Com menos danos.
É sabido que o componente químico mais usado e o Cloreto de Alumínio, pesquisa comprovaram que o uso de hidroxicloreto de alumínio causam problemas porque a acidez tem efeito nocivo sobre os tecidos. Sabe-se também que sais de alumínio causam alergias em pessoas suscetíveis, alguns componentes forma abandonados de algumas formas por causa da acentuada incidência de granulomas associados a pele. O fato e que o mecanismos de ação dos anti-perspirantes nunca foram totalmente esclarecido e que esta ação e responsável por reduzir as secreções cutâneas. Podemos entender que impedem que os sistemas de eliminação do suor sejam impedidos de funcionar, assim uma ação natural do corpo é barrada por uma composição química.
Já os desodorantes atuam na redução ou eliminação do número de bactérias que habitam a pele e são “culpadas” pelo odor, pois, são elas que atuam na degradação do suor. Essa inibição também pode ocasionar em longos períodos de uso efeitos colaterais indesejáveis, também pelos componentes que compõem as formulas. Entre os componentes dos desodorantes temos os cloreto de benzalcônio, cloreto de metilbenzetônio, sulfato de neomicina, dialcoferol. Bem como os compostos de amônio, e sabe-se que o amônio quaternário e o benzalcônio irritam a pele se usados em concentrações acima de 1% e que ainda o uso concomitante com antibióticos pode sensibilizar os indivíduos usuários de desodorantes que tenham estes químicos na formula.
Considero que o maior problema não esta somente nos componentes perigosos destas fórmulas, mas na falta de informação ao publico, bem como na precaução do uso por pessoas com problemas no sistema imunológico. Pois, um sistema com deficiência não pode ser agredido por um processo de barreira.
Tem algo maior ainda, os pelos são características masculinas, principalmente quando surgem no rosto. Mulheres com esse problemas devem prestar atenção ao seu pólo masculino, aproximar de seu principio Yang. Os homens ao contrario podem ter caído os pelos e aproximar-se mais do seu pólo feminino Yin, mas esta parece ser uma característica do envelhecimento natural de todo ser. Uma análise mais pormenorizada da sua atuação mais espiritualizada pode explicitar melhor essas transformações da idade. Não descartamos aqui a atuação na queda na taxa dos hormônios que deve atuar com mais efetividade na maturação do ser humano.
Falando em hormônios, é indicativo de problemas hormonais o nascimento de pelos na face das mulheres, em especial abaixo da linha da boca, quando são espessos e de coloração escura. Juntamente com o aparecimento dos pêlos podem surgir também características masculinas leves. Pode surgir irritabilidade e intolerância emocional.
Agora temos algumas soluções naturais para auxiliar nas horas que o cheiro mal espanta os amigos, os namorados e a saúde.
Uma bem simples: lavar mais amiúde as partes que exalam mal cheiro.
Evitar alimentos conservados, condimentados, temperados a exagero, os pickles, os defumados, as carnes e os refrigerados com corantes e conservantes.
Beber líquidos sem adoçar, chás, sucos.
E usar água com moderação, no mínimo 4 copos ao dia, caso não use outros líquidos.
Quando sentir mal cheiro, lavar as partes com suco de limão e deixar agir por 2min, enxaguar e usar água de rosas ou solução de água de rosas com água oxigenada v 10 – solução dissolvida 50% .
Usar roupas de fácil arejamento ou de tecidos leves.
....aguardem comentários.

Nenhum comentário: