terça-feira, 16 de agosto de 2011

Biocibernética Bucal - de onde veio isso?

Bio Cibernética Bucal -
Estive recentemente em São Paulo e visitei alguns Sebos nas proximidades da Praça da Sé, muitos títulos me chamaram a atenção mais um me tocou sensivelmente. Estava procurando sobre yoga e equilíbrio, sobre posturas e respiração. Isso para subsidiar as aulas de yoga que temos na comunidade onde praticamos yoga Tantra. Bem o tema propriocepção tem me atraído tbm, e em uma pesquisa achei algo sobre as sensações da boca e da lingua. Agora novamente encontrei algo sobre a importância da boca e da língua na relação com a respiração, com o equilíbrio postural, com yoga e com bem estar.
Isso tudo tem muito de Biocibernética bucal. Que trago aqui para somar em nossa busca por uma saúde dinâmica.

No sebo do Mathias, em São Paulo, achei o livro: A Cura Pelos dentes do Odontólogo Newton Nogueira de sá. o que li nesse livro me levou a uma pesquisa por seu idealizador que acabo de encontra no site da Sociedade Brasileira de Bio Cibernética Bucal (SBBCB)que foi criada em 2001.

Reproduzo a seguir o Histórico do site.

Seu idealizador foi o Prof. Dr. Mario Baldani, genial cirurgião dentista, nascido em Garça, interior de São Paulo. Na década de 60, já em Araçatuba, desenvolveu estudos e pesquisas que culminaram na Bio Cibernética Bucal. Após anos de pesquisa e observação conheceu o Prof. Dr. Denisar Lopes de Figueiredo, outro grande cirurgião dentista de Araçatuba juntos escreveram dois livros; "Bio Cibernética Bucal", em 1972 e "Bio Cibernética Bucal: Conceitos Topológicos", em 1976.
Nesse ano, Mario Baldani, Denisar Lopes Figueiredo e outros profissionais fundaram o CEBICI (Centro de Estudos de BCB). Dois anos depois, devido a conflitos políticos e infinitas traições, Mario e Denisar afastaram-se desse núcleo, isolando-se a partir dessa fase, em que cada um seguiu seu caminho.
Mario Baldani dá inicio no que seria a 2ª fase de seu trabalho, aprofundando seus estudos, que culminou mais tarde com um novo entendimento do ser humano, onde nos presenteia com um enfoque original dos conceitos que envolvem a criatura humana, abordando aspectos do âmbito psíquico, comportamental, político, social, metabólico, sexual, fisiológico, nutricional, enfim, toda uma nova concepção do entendimento humano.
Em 1982, Mario Baldani instala sua clínica na cidade de São Paulo, dando continuidade aos seus estudos e trabalhos. Em 1984, junta-se a ele seu filho Luiz Carlos Baldani e em 1998, seu outro filho Marcelo Baldani. Sempre muito solicitado para ministrar conferências no Brasil, Mario é convidado a ministrar cursos no México, onde esteve por duas vezes nas cidades de Mérida e Guadalajara.
Seu talento, como rio caudaloso e cheio de afluentes, banha as mais diversas áreas do intelecto humano; a partir desse período escreve inúmeros textos e apostilas; grava vídeos de seus cursos e conferências que fazem parte do acervo literário da SBBCB e são utilizados nos cursos da mesma.
Em 1991, Mario Baldani, juntamente com Edison da Cunha Swain, dão início a um novo nucleo de estudos que perdurou até sua morte, em 20 de junho de 1997. Nesse nucleo, que correspondeu à 3ª fase de seu trabalho, apresentou um novo aparelho intra bucal que foi por ele denominado de Biociber. Durante esse período de sete anos, Mario Baldani estudou a formulação do esqueleto do que seria o seu terceiro livro, já em fase de conclusão, o qual deverá ser publicado no próximo ano.
Apesar desse saudoso mestre não estar mais conosco, muitos profissionais continuam usando inadequadamente o nome Bio Cibernética Bucal, sem saber no mínimo do que se trata. Essa Sociedade segue a luta no sentido de preservar e divulgar o trabalho desse genial brasileiro e cirurgião dentista nascido em Garça.

Fonte:http://www.biociberneticabucal.com.br/

Ainda citando o livro do Senhor Newton, no capitulo sobre Geocentrismo, postura e a busca do homem ereto. O autor defende que nós somos geocêntricos e que ser geocêntrico é estar alinhado ao eixo da terra, sendo que uma linha imaginária, que tem inicio no ponto central do alto da cabeça passando por todo nosso corpo e cruza o centro do triangulo de sustentação de nosso corpo - formado por nossos pés e atinge o o centro exato da mãe terra. Assim, esse tema tem relação direta com outro tema que ando pesquisando chamado de acupuntura interna que liga nossos dentes com meridianos internos e que atuam como os externos, mas que tem sido pouco divulgado. Os meridianos internos são canais de energias que perpassam por nosso corpo e que regulam o nosso sistema. Tal qual a acupuntura já conhecida e bem divulgada, essa vertente enfoca a atuação dos dentes em processos de cura de diversas enfermidades. Existe um mapa que determina as relações dos dentes com diversos órgãos e funções do nosso organismo. Esse tema muito pouco divulgado tem sido estudado por odontólogos e acupunturistas, mas a divulgação ainda é incipiente. Meu interesse com esse texto e trazer para o debate se os assuntos se encaixam ou se tratam de temas totalmente diferentes. E se são convergentes aonde eles levam.
Fica então o convite aos interessados nos assuntos abordados neste texto, para trazerem mais informações sobre esses temas. Em relação ao tema biocibernética bucal tenho visto que os autores aplicam aparelhos e equipamentos que modificam a estrutura interna da boca e assim cria um ambiente saudável para posição da língua e alinhamentos dos dentes. Trazendo curas aos que buscam essa terapêutica. Os autores entendem que ao realinhar a boca e os dentes alcançam o equilíbrio entre quatro dimensões funcionais em nossa boca. A saber: Altura, lateralidade, profundidade e o vazio da boca. Este vazio seria a quarta dimensão e atua onde as outras três estão presentes. o espaço vazio da boca segundo os estudiosos da BCB - biocibernética bucal, tem suma importância no equilíbrio da língua, do ar que respiramos e que a redução ou o desequilíbrio deste espaço gera uma quebra no equilíbrio biológico, atingindo vários sistemas que são conjugados. Assim os defensores deste conceito postulam que algumas de nossas doenças tem sua origem na boca, ou melhor no desequilíbrio da dimensão interna da boca. Acreditam que a forma, espaço e função criam uma unidade dinâmica. A língua cumprirá seu papel essencial se houver espaço e forma adequado.

Meu interesse nesses assuntos iniciou-se quando minha dentista me sugeriu e eu acatei, um aparelho para solucionar meu problema de bruxismo. Fizemos um aparelho e durmo toda noite com ele. Esse aparelho me gerou uma formação exagerada de saliva. E nesse incomodo antes de dormir formulei algumas questões sobre os problemas que identifiquei na minha boca e em meus dentes, bem como na falta de alguns dentes. Nessa pesquisa pessoal acabei por entrar em contato com acupuntura interna e biocibernética bucal. Tentarei traçar paralelos entre os assuntos.

Nenhum comentário: