sexta-feira, 18 de junho de 2010

Depressão de inverno: chegada do frio aumenta depressão sazonal

Saúde | 18/06/2010 08h40min
Depressão de inverno: chegada do frio aumenta depressão sazonal
Terapias corporais ajudam a aliviar os sintomas desta época do ano
Além do cachecol, quem acompanha os dias mais frios é a depressão. A temperatura faz com que os casos da chamada depressão de inverno aumente cerca de 20%. Desânimo, fadiga, aumento do sono, mudanças no apetite, maior irritação e também um chato mau humor. Os sintomas são bem parecidos com a tradicional depressão, mas é a exposição solar que provoca este distúrbio biológico.
Isso porque a diminuição de horas diárias ao sol pode levar a mudanças neuroquímicas. A intensidade da luz é importante para a secreção, por exemplo, da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono. Além disso, a maioria das pessoas tende a contrair e enrijecer os músculos e, dessa maneira, a postura também fica prejudicada.
As terapias corporais ajudam aliviar os sintomas. Elas auxiliam no relaxamento muscular do corpo todo, liberam energia guardada e são capazes de provocar mudança brusca na expressão facial e corporal.
– A experiência de receber, sentir o toque e as manobras dedicadas ao bem estar vão além do físico. Liberam emoção e transmitem alegria, ânimo, felicidade e resultados que proporcionam melhora do desempenho físico e mental – detalha Patrícia Castellar Pirozzi, especialista em bem estar do Centro de Bem Estar Khora, em São Paulo.

Bem que eu já sabia disso...qd mudei do norte pro sul maravilha sentia muito a ausência dos dias de sol. Agora aprendi a meditar e sentir "como se" o sol agisse independentemente das nuvens o encobrirem...náo funciona sempre as vezes fico triste, mas acho que faz parte.
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2940809,Depressao-de-inverno-chegada-do-frio-aumenta-depressao-sazonal.html

Nenhum comentário: